Resumo Teologia sistematica III l
NOME: Daniel Pereira da Silva
Resumo – Teologia Sistemática III
Antropologia Esse termo é usado tanto na Teologia como na ciência. O conhecimento dessa doutrina servirá de alicerce para entender melhor as doutrinas sobre o ‘pecado’, o ‘juízo’ e a ‘salvação’, as quais se baseiam no homem.
Criacionismo X Evolucionismo Hoje em dia, provavelmente nenhuma questão é mais debatida em diferentes esferas da sociedade do que a origem do homem. Muitos pontos de vista diferentes procuram ser aceitos, alguns defendidos inclusive por evangélicos.
a) Evolução Ateísta:
Evolução significa simplesmente uma mudança em qualquer direção. Essa teoria afirma que, bilhões de anos atrás, substâncias químicas existentes no mar, influenciadas pelo sol e pela energia cósmica, acabaram unindo-se por obra do acaso e dando origem a organismos unicelulares. Desde então, vêm se desenvolvendo por intermédio de mutações benéficas e de seleção natural, formando todas as plantas, animais e pessoas.
b) Evolução Teísta:
Afirma que Deus direcionou, usou e controlou o processo da evolução natural para ‘criar’ o mundo e tudo o que nele existe.
c) Criação:
Ainda que existam variantes no conceito de criacionismo, a principal característica desse ponto de vista é que ele tem a Bíblia como sua única base.
Imago dei (A Imagem de Deus no Homem) Da mesma forma que se discute a origem do homem, discute-se também o propósito da criação do mesmo. De todas as criaturas que Deus fez, só uma delas, o homem, diz-se ter sido feita “à imagem de Deus”. O que isso significa? Podemos usar a seguinte definição: O fato de ser o homem à de Deus significa que ele é semelhante a Deus e o representa.
a) Imagem: significa: molde, modelo, imagem, representação. Uma representação formada, concreta.
b) Semelhança: significa: similitude, semelhança. Uma similaridade abstrata, imaterial, ideal.
Homem X Mulher Um dos aspectos da criação do ser humanao à imagem de Deus foi sua feitura como homem e mulher. A criação do ser