RESUMO TENDENCIA PEDAGOGICAS
O presente trabalho abordará as principais tendências pedagógicas brasileiras, que influenciaram a cultura, o humanismo e a política do país. De acordo com Saviani (1997) e Libâneo (1990) as tendências pedagógicas brasileiras dividiram em dua tendências a liberal e progressista. A seguir de uma forma sucinta serão detalhadas as características de cada uma delas.
A tendência liberal subdividiu-se em tradicional, renovadora não diretiva, tecnicista e renovadora progressiva ou progressivista. A tradicional, defende um sistema humanístico, onde o aluno é educado pelo seu esforço, a criança se torna como uma miniatura adulta, na a pratica escolar os conteúdos eram trabalhados sem levar em conta as diferenças. Entretanto, com as manifestações dos jesuítas a tendência tradicional começa a ser leiga e ser separada da igreja. A tendência liberal tradicional também ficou conhecida como pedagogia da essência. Bogdan (1997) definiu essa tendência em pedagogia da essência e da existência, a qual foi desenvolvida pelo cristianismo e visava investigar tudo o que era empírico no ser humano, com o intuito de conserva a essência verdadeira. A pratica pedagógica girava em torno do professor, a aprendizagem se dava por meio de aulas expositivas e memorização. O aluno era passivo e não questionava com as suas opiniões. No entanto, a tendência liberal renovada progressivista, adotava uma cultura que tendia a um desenvolvimento de habilidades individuais, em que o aluno era preparado pela escola para assumir as suas necessidades sociais.
Porém, por volta de 1930 surgi manifestos dos pioneiros, dando origem a escola nova, seguida de um sistema antidemocrático, onde o ensino brasileiro destinava-se a uma escola profissional para os padres e acadêmica para as elites. Na visão dos pioneiros a escola nova iria satisfazer as necessidades do individuo.
Todavia, para que isso acontecesse o governo deveria estabelecer um plano em que a escola