Resenha O pequeno príncipe
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
FRANCISCA SAMARA KIZIA BEZERRA DO NASCIMENTO
SHIRLEY ARAÚJO SILVA VALE
MARA REGIANE MEDEIROS DE LIMA
EDILENE FAUSTINA MEDEIROS DE QUEIROZ
RESUMO
RIO GRANDE DO NORTE – RN
2013.2
FRANCISCA SAMARA KIZIA BEZERRA DO NASCIMENTO
SHIRLEY ARAÚJO SILVA VALE
MARA REGIANE MEDEIROS DE LIMA
EDILENE FAUSTINA MEDEIROS DE QUEIROZ
RESUMO
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte como requisito parcial para a disciplina de Teorias Pedagógicas e Paradigmas Educacionais, sob orientação da Profª Suenyra Nóbrega Soares.
RIO GRANDE DO NORTE – RN
2013.2
RESUMO
LIBÂNEO, José Carlos. Tendências Pedagógicas na Prática Escolar. In: Democratização da Escola Pública: a pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1986. p. 19-44.
José Libâneo, para mostrar que a pedagogia crítico-social dos conteúdos é a tendência mais apropriada, aborda no primeiro capítulo de seu livro diferentes práticas escolares que se divide em duas Tendências: Pedagogia Liberal e Progressista. Ele explica que a Pedagogia Liberal, ao contrário do que significaria como “avançado” ou “aberto”, é uma doutrina que surgiu pura e simplesmente para atender as necessidades da sociedade capitalista, preparando o sujeito para desenvolver funções nas diferentes classes dessa sociedade individualista e não-crítica. O autor mostra que essa tendência se divide em tradicional (tem como objetivo a transmissão dos padrões, normas e modelos dominantes. Os conteúdos escolares são separados da realidade social e da capacidade cognitiva dos alunos, sendo impostos como verdade absoluta em que apenas o professor tem razão. Sua metodologia é baseada na memorização, o que contribui para uma aprendizagem mecânica, passiva e repetitiva), renovada progressista (a educação escolar assume o