Resumo Tecnica de Reportagem
AUTORES: MUNIZ SODRÉ, MARIA HELENA FERRARI
A NARRATIVA JORNALÍSTICA
Narrativa: qualquer discurso capaz de evocar um mundo concebido como real, material e espiritual. Sem um “quem” e um “o quê”, não se pode narrar. Na reportagem, estes dois elementos têm de existir, mas têm, sobretudo, de despertar interesse humano.
Diretamente ligada à emotividade, a humanização se acentuará na medida em que o relato for feito por alguém que não só testemunha a ação, mas também participa dos fatos. A narrativa deverá carregar em seu discurso um tom impressionista que favoreça essa aproximação.
Principais características de uma reportagem:
A) Predominância da forma narrativa
B) Humanização do relato
C) Texto de natureza impressionista
D) Objetividade dos fatos narrados
ANUNCIAR, ENUNCIAR, PRONUNCIAR, DENUNCIAR
Notícia/Reportagem = Informar
*Notícia: tornar PÚBLICO um FATO, através de uma INFORMAÇÃO. “Notícia não é a morte do ditador, mas o relato que é feito dessa morte”. Noticiar seria o ato de anunciar determinado fato. Depende de uma reação subjetiva e não objetiva. O anúncio de um fato está ligado ao interesse que ele possa vir a despertar. Outra questão importante é o tempo: o fato deve ser recente e o anúncio do fato imediato.
Notícia # Reportagem: questão da atualidade. A reportagem oferece detalhamento e contextualização àquilo que já foi anunciado.
ANUNCIAR/ENUNCIAR
Procedimento narrativo: reconstruir as ações e as presentifica, como se estivessem ocorrendo. Se apóia na ação e no detalhamento. Traz os fatos para um enunciado, exprime a manifestação desses fatos através de um discurso: não se percebe que há alguém narrando.
PRONUNCIAR/DENUNCIAR
Muito sutilmente, manipulando aqui e ali algumas palavras, uma notícia pode vir a se pronunciar a respeito de uma fato ou tema.
Pronunciar: caráter de julgamento preestabelecido.
Notícia denúncia: é a que se posiciona claramente contra ou a favor de alguma coisa,