Resumo do livro "a reportagem: teoria e técnica jornalistica"
No livro A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística de Nilson Lage são destacadas a importância do repórter, também como suas características e surgimento.
CAPÍTULO 1: SER REPÓRTER
O jornalista é para muitos, a figura mais humana dentro do jornalismo. Os jornais, que começaram a circular a partir do inicio do século XVII, principalmente entre os burgueses. A limitação de publico do jornal fazia com que as edições de um jornal, tivessem um baixo custo de investimento, e praticamente, era feito apenas por uma pessoa: o próprio editor.
Com a Revolução Industrial, no século XIX, o número de leitores passou a crescer e as tiragens aumentaram. Essa nova demanda, resultou em uma mudança estrutural das edições jornalísticas, na escrita que aproximava os leitores, títulos, o furo jornalístico. A produção de um jornal passou a ser também, mais cara. A partir daí, surgiu a publicidade nos jornais.
Através dessas mudanças, a figura do repórter passou a ter um destaque maior nas edições. A modernização de um jornal pedia também maior capacitação profissional, as informações apuradas deveriam ser retratadas o mais próximo da realidade, procura pelas fontes e testemunhas do ocorrido eram importantes para uma boa reportagem. Através dessas mudanças, começaram a surgir os cursos superiores de jornalismo. Um bom repórter se destaca pela sua capacidade de processar as informações com autonomia que pode ser aprimorada com o exercício da função.
CAPÍTULO 2: PAUTAS E PAUTAS
Planejar as edições sempre foi um exercício executado na edição de um jornal, mas a pauta como procedimento padrão é recente. A revista Time é pioneira em seu gênero e uma das primeiras a organizar-se como indústria de informação, realiza semanalmente sua pauta. No Brasil, a pauta se generalizou a partir da década de 1950 no jornal Última Hora. A modernização do jornal brasileiro na década de 1970, a pauta foi introduzida em toda parte, junto com técnicas de