Resumo Tecidos das Plantas
- Responsável pela formação dos tecidos que determinam o alongamento das raízes, dos caules e formação de folhas.
- Crescimento dependente da divisão (Mitose) e do aumento do tamanho das células.
- No caule as células deste meristema encontram-se nas gemas e nos primórdios foliares e na raiz estão na região subapical.
- Células pequenas com parede celular delgada e núcleo bem desenvolvido.
- Classificação - Protoderme: Formação do sistema epidérmico, Meristema fundamental: formação do sistema fundamental, Procâmbio: origina tecidos condutores primários, responsável também por transporte de nutrientes.
Meristemas Secundários
- Inicia o aumento da espessura - engrossamento - da raiz e do caule
- Formação através da desdiferenciação celular.
- Estão presente no córtex
(proximo à casca) e na medula
(centro)
- Classificação - Felogênio: formação do súber (tecido de revestimento externo, é um tecido morte, porém tem paredes resistentes que protegem a planta contra perda de água e agem como isolante térmico. Em seus anexos encontra-se Lenticelas – pontos de rachadura que possibilitam a passagem de gases respiratórios e transpiração. Ritidoma: parte que desprende do tronco por não acompanhar o crescimento secundário) externamente e da feloderme (tecido parenquimático.
Encontra-se no córtex secundário - tecidos da casca) internamente. Obs. Feloderme+ felôgeneo + súber =
Periderme. Câmbio vascular: Originado das células da região central. Função: forma Tecidos de condução – xilema (encontra-se internamente ao câmbio vascular) secundário e floema (encontra-se externamente ao câmbio vascular) secundário.
Tecidos de Revestimento
- revestem e protegem (contra a perda excessiva de água e as variações de temperatura, também protegem os órgãos vegetais e impedem invasão de agentes
patogênicos - Cutícula) a planta. Constituídos de células vivas ou mortas.
- Epiderme: reveste externamente e protege as
estruturas