Plantas
1. ÍNDICE 2
2. INTRODUÇÃO 3
3. POLINIZAÇÃO 4
4. TECIDOS DA PLANTAS 5
5. HORMÔNIOS VEGETAIS 6
6. ESTÔMATOS 7
7. CONCLUSÃO 8
8. REFERÊNCIAS 9
2. INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos um pouco mais sobre processos e partes de uma planta. Dentre eles tem a polinização, os hormônios vegetais, alguns tecidos e um pouco sobre os estômatos.
3. POLINIZAÇÃO
A polinização é a transferência de grãos de pólen das anteras de uma flor para o estigma da mesma flor ou de outra flor da mesma espécie. As anteras são os órgãos masculinos da flor e o pólen é a gameta masculino. Para que haja a formação das sementes e frutos é necessário que os grãos de pólen fecundem os óvulos que existem no aparelho reprodutor feminino.
A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigma da mesma flor (autopolinização) ou de flor diferente (polinização cruzada).
A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais, esses fatores podem ser: vento (Anemofilia), água (Hidrofilia); insetos (Entomofilia), morcegos (Quiropterofilia), aves (Ornitofilia).
4. TECIDOS DA PLANTAS
A epiderme é o tecido primário de revestimento. As células epidérmicas das partes aéreas das plantas secretam uma substância chamada de cutina. A cutina forma uma camada impermeabilizante chamada de cutícula. A cutícula, entre outras funções, evita a perda de água e protege a planta de choques mecânicos. Entre as células da epiderme existem as células-guarda. As células-guarda controlam a abertura de pequenos poros da epiderme chamados de estômatos. Através dos estômatos ocorre a entrada e a saída de gases da planta. A epiderme também pode apresentar apêndices chamados de tricomas como, por exemplo, os pêlos radiculares,
Em plantas com crescimento em espessura