in vitro
Revisão bibliográfica
Mohamad Bakkar Ghannoum
Resumo
O objetivo dessa revisão bibliográfica é demonstrar como as técnicas de cultura de tecidos e o uso de reguladores está presente e são importantes aplicadas nas espécies nativas do cerrado.
Introdução
Como sabemos o cerado possui centenas de espécies nativas que tem grande importância. São centenas, e são utilizadas na alimentação humana e de animais, na medicina, ou seja tem grande importância ecológica e econômica. Nos últimos anos observamos uma grande exploração do cerrado para uso tanto na criação de animais quanto na agricultura, o que comprometeu e fez diminuir ou até mesmo extinguir, varias espécies de grande importância tanto ecológica quanto econômica além de comprometer o material genético (LUIS, 2008). Além disso as espécies do cerrado tem grande particularidade e dificuldades de se espalharem naturalmente por semente o que dificulta ainda mais a sua proliferação de forma natural.
A cultura de tecidos vegetais tem grande importância e utilização na área agronômica ( Solange Rocha Monteiro de Lobato, 2009). A técnica constitui-se basicamente de utilizar fragmentos de plantas (tecidos vivos), também chamados de explantes, e com isso, criar outra planta idêntica à que foi retirado o tecido. Isso é feito em um meio de cultura com ambiente isolado, livre de agentes externos, bactérias e microrganismos que podem comprometer o crescimento e desenvolvimento da nova planta, que terá as mesmas características genicas da original.
Para a técnica ser realizada é necessário um tecido vegetal, seja ele um fragmento de caule, raiz ou folha, esses respondem a indução que é dada pelo meio de cultura
(disponibilidades e tipos de nutrientes, temperatura ambiente, umidade).
Com a cultura de tecidos e suas novas técnicas e aplicações é possível produzir qualquer tipo de planta