Fertiliza O In Vitro
A fertilização in vitro é um processo que consiste na retirada dos óvulos do corpo da mulher, fertilizando-os dentro do laboratório de FIV com o sêmen do seu marido, e transferir os embriões resultantes para o útero materno de dois a seis dias mais tarde.
O método foi usado pela primeira vez na Inglaterra em 1978, pelos Drs. Patrick Steptoe e Robert Edwards, gerando a primeira criança concebida com por fertilização in vitro, Louise Brown. O método foi trazido ao Brasil em 1983. Nessa época ele era conhecido como bebê de proveta.
A FIV é feita da seguinte maneira: primeiro, são coletados os gametas. Os espermatozoides são obtidos por meio de masturbação, ou, caso o homem não apresente gametas no sêmen, pode ser feita uma punção ou biopsia para retira-los diretamente dos testículos. Os óvulos são obtidos por uma indução de ovulação feita com medicamentos para coito programado. Em casos que o homem ou a mulher, por alguma razão, não podem mais produzir gametas, é recomendado o uso de gametas doados. Após a coleta, os espermatozoides são selecionados e colocados em uma cultura com o óvulo, sendo usados de 100 mil a 200 mil espermatozoides para cada óvulo. A partir daí, o processo é igual ao que ocorre naturalmente no útero, só que em laboratório. Existe um risco de que a fecundação não ocorra, mas é algo raro. Quando o embrião está pronto, ele é colocado no útero da mulher, e o número de embriões colocados depende da idade da mulher: 2 para mulheres com menos de 35 anos, 3 para quem tem até 40 anos, e 4 depois dessa idade. Para inserir os embriões é usado um cateter bem fino inserido na vagina da mulher, que com a ajuda de um ultrassom, coloca o embrião a 1 centímetro do fundo do útero. Após 12 ou 14 dias é feito o exame para detectar se houve sucesso no método. O processo completo costuma durar cerca de 25 dias.
Esse processo é indicado quando a mulher tem problemas nas trompas uterinas, ou quando realizou ligadura das trompas. Também quando o