Resumo - sujeito e predicado
Oração: É uma frase construída em torno de um verbo ou de uma locução verbal. Há sempre na oração dois termos que têm entre si uma relação essencial: sujeito e predicado. Exemplos:
Machado de Assis foi um ilustre escritor brasileiro. Os dias passavam e nenhuma notícia chegava. O professor precisou sair mais cedo hoje. Os alunos estavam brincando quando a professora entrou.
Sujeito é o termo da oração: a) que identifica o ser a respeito de quem se diz alguma coisa; b) com o qual o verbo geralmente concorda.
Predicado é o termo da oração que: a) geralmente apresenta um verbo; b) está em concordância com o sujeito; c) contém uma informação a respeito do sujeito.
Sujeito
O sujeito é formado por substantivo ou palavra com o valor de um substantivo (adjetivos, pronomes, numerais, advérbios, verbos).
Núcleo do sujeito
O núcleo do sujeito é sempre um substantivo ou palavra com o valor de um substantivo, excluindo-se os determinantes (artigos, adjetivos, numerais, pronomes, locuções adjetivas). Lembre-se: O sujeito pode ter mais de um núcleo.
Tipos de sujeito
01 – Sujeito determinado: pode ser identificado, mesmo que não esteja explícito na oração. Pode ser: a) Simples: quando apresenta só um núcleo.
Meus irmãos foram viajar. Ela é bonita.
b) Composto: quando apresenta mais de um núcleo.
Eu e meus irmãos vamos viajar. Ela e os pais moram nessa casa.
c) Desinencial (ou Oculto): quando está indicado pela desinência verbal.
Terminamos o serviço. Os meninos comeram o lanche e voltaram à praia. 02 – Sujeito indeterminado: é aquele que não se quer ou não se pode identificar claramente, nem pelo contexto; aparece na 3ª pessoa do plural, ou na 3ª