RESUMO DE PORT
Objetividade;
Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.
Subjetividade;
E entendida como o espaço íntimo do indivíduo ( mundo interno) com o qual ele se relaciona com o mundo social( mundo externo), resultando tanto em marcas singulares na formação do indivíduo quanto na construção de crenças e valores compartilhados na dimensão cultural que vão constituir a experiência histórica e coletiva dos grupos e populações.
Então básicamente a diferença é que objetividade parte do que realmente é. A resposta observada e concluída como certa. Já a Subjetividade parte do ponto de vista de cada um! predicado verbal e nominal
Verbal;
No predicado verbal, o núcleo é sempre um verbo, que pode ser transitivo ou intransitivo. Para ser núcleo do predicado, é necessário que o verbo seja nocional (que demonstre uma ação).São verbais os predicados das seguintes orações:
Os agricultores participam do protesto contra a política agrária do governo.
"Perdi o bonde e a esperança."
Os alunos foram informados da alteração.
Verbos intransitivos: são capazes de dar uma informação completa a respeito do sujeito, não necessitando, dessa forma, de nenhum termo para completar-lhes o sentido.
Ex: Ele saiu.
Verbos transitivos: não são capazes de, sozinhos, formar o predicado, exigindo um termo para completar-lhes o sentido.
Ex: Ela contou um segredo.
Nominal;
Predicado Nominal é aquele que tem como o núcleo o nome que exprime qualidade, características ou estado do sujeito ou do objeto, é sempre formado por um verbo de ligação.
O núcleo do predicado nominal recebe o nome de predicativo.
No predicado nominal temos:
verbo de ligação >> ser, estar, ficar, parecer, permanecer, andar, continuar, cair, tornar-se...
predicativo do sujeito >> qualidade, característica ou estado que se refere ao sujeito
Predicado nominal:
Verbo