TRANSPORTE TERRESTRE
O transporte terrestre acorre em terra se divide em: rodoviário, ferroviário e dutoviario. A importância do transporte terrestre é essencial para o sistema econômico, pois tem o potencial de interligar regiões diferentes de qualquer pais e, ao mesmo tempo levar o decorrido as localidades mais necessitadas.
O modal terrestre foi o primeiro a se desenvolve e, por isso hoje ainda é o tipo de transporte mais utilizado no transportar de bens e pessoas.
TRANSPORTE AQUAVIARIO O transporte aquaviario, ou hidroviário, é o transporte de bens sobre a agua, através de embarcações. Esse modal se divide em: marítimo, fluvial e lacustre (por mares, rios e lagos). O modal aquaviario foi fundamental para o desenvolvimentos da humanidade, pois foi o primerio a transportar volumes grandes de cargas e ligar diferentes países e mesmos continentes.
TRANSPORTE AEROVIÁRIO O transporte aeroviário é o modal que transporta bens ou pessoas através de aviões, helicópteros, dirigíveis etc., os chamados aeronaves. No Brasil, o transporte aéreo foi essencial para realizar conexões entre as regiões mais longes.
PRINCIPAIS MODAIS DE TRANSPORTE
AÉREO Segundo o site http://www.fiesp.com.br, o aéreo é o transporte adequado para mercadorias de grande valor, pequenos volumes ou com urgência na entrega. O modal aéreo oferece serviços regulares, pontuais (através de contratos) ou próprios (empresas).
Ainda segundo o site http://www.fiesp.com.br o transporte aéreo possui algumas vantagens sobre os demais modais, pois é mais rápido e seguro e são menores os custos com seguro, estocagem e embalagem, além de ser mais viável para remessa de amostras, brindes, bagagem desacompanhada, partes e peças de reposição, mercadoria perecível, animais, etc.
Vantagens:
É o transporte mais rápido; Não necessita embalagem mais reforçada (manuseio mais cuidadoso);
Desvantagens:
Menor capacidade de carga;
Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais;
FERROVIARIO Modal