resumo subsistema de memoria
Na teoria a memoria é simples de ser explicada, a memoria seria como um “deposito” onde se armazena produtos, (dados ou informação), para recupera-la posteriormente. Mas na pratica não é tão simples assim, a memória é mais complexa, ou melhor, as memorias por não ser possível usar apenas um tipo de memoria, é necessário um sistema ou “subsistema” que interliga e integra as memorias com os objetivos acima citados “armazenar e recuperar”.
As memorias podem ser volátil e não volátil , memoria volátil não salva os dados na falta de energia elétrica enquanto as não volátil sim. temos como exemplo de memoria volátil os registradores, memoria cache e memoria primaria, as não volátil são memorias segundarias como HD, CD e pen drives.
A necessidade do uso de varias memorias ocorre devido a vários fatores relevante, como o constante aumento de velocidade do processador que dobra a cada 18 meses, enquanto o aumento de velocidade da memoria principal não acompanha esse ritmo, ficando em cerca de 10% ao ano, ou seja, para um computador utilizar apenas uma memoria esse crescimento teria que ser na mesma proporção, para que o processador não ficasse esperando a transferência de dados da memoria. outros fatores são o aumento dos programas e volume de dados que devem ser armazenados e manipulados pelos novos sistemas.
O aumento proporcional de memoria/processador não se da devido ao alto custo dessa memoria tornando inviável. para diminuir o custo os novos computadores usam o subsistema de memoria que obedecem uma hierarquia.
Registradores - uma memoria que vem dentro do processador e devido a sua tecnologia de fabricação sua velocidade e seu custo são muito elevados e capacidade de armazenamento menor que a das outras memoria.
Memoria cache - memoria que faz a comunicação entre registradores e memoria principal com velocidade e preço reduzido com relação aos registradores, mas ainda mais rápida e mais cara que a memoria principal.