Resumo sobre o vídeo: “Relembrando 1929 O ano da quebra da bolsa de Nova Iorque”
O vídeo mostra de inicio a ascensão do EUA que acontece depois da sua participação na primeira guerra mundial. O presidente da época (no inicio do século 20) instituiu a lei seca em todo país aonde não se podia vender e nem fabricar bebidas alcoólicas, porém existiam ‘gangsteres’ que vendiam bebidas em bares clandestinos. No final do seu mandato surgiram rumores de corrupção e seu vice-presidente era republicano e apoiava o capitalismo.
Em meados do século 20 os americanos utilizavam cada vez mais os recursos naturais.
Tornou-se potência mundial e com isso a imigração aumentou. Foi criada a linha de massa, as fabricas junto com seus operários levavam 12 horas na produção e montagem de carros iguais, depois de um período esse tempo foi reduzido para 24 segundos e estava pronto um carro da marca FORD e que custava 295,00 dólares. Em 1924 a industria automobilística aumentou.
Com impostos baixos os trabalhadores tinham mais condições de comprar e ascensão da classe ‘c’ aumentava.
Ressalta-se também que a inovação estava sempre presente e o capitalismo se tornou dinâmico. Ferro de passar roupa e maquinas de lavar eram aparelhos domésticos que existiam na maioria das casas. Um dos destaques do vídeo era o “sucesso” dos artistas de cinema, do beisebol, lutadores de boxe e jogadores de golfe. O alto valor pago a esses artistas era ‘surreal’ para a época.
O aumento das ações, o crédito (empréstimo) era aberto para todos da classe ‘c’. Com o crédito instantâneo, a ascensão da bolsa de valores era descontrolada. Na quinta feira, dia 24 de outubro de 1929 a bolsa de valores estourou. Todo mundo queria vender suas ações, os investidores, corretores e operários que tinham suas aplicações vendiam suas ações a preço de custo. A terça feira negra ficou conhecida porque foi o dia em que o povo começou a sacar suas reservas, os bancos abriram falência, pois não se tinha mais dinheiro em seu