estudante
Breve Histórico da Disciplina de Matemática
Para conseguirmos garantir a aprendizagem da matemática podemos levar a percepção da necessidade de um conhecimento especifico para o tratamento dos conteúdos matemáticos curriculares para qualquer nível de escolaridade, sabendo que o educador deve sempre conhecer a matéria a ser ensinada e as estruturas conceituais da disciplina, articulando-as à aprendizagem do aluno e o modo de ensinar o conhecimento matemático.
Ideias matemáticas comparecem em toda a evolução da humanidade, definindo estratégias de ação para lidar com o ambiente, criando e desenhando instrumentos para este fim e buscando explicações para estes fatos e fenômenos da natureza e para própria existência, a matemática é compreendida como produto cultural social. Já que parte do conhecimento produzido era resultado das necessidades práticas da vida diária e outra parte era conseqüência da valorização do caráter teórico, racional da matemática.
Para os gregos a matemática era vista como uma fonte rica de conhecimento que ajudava os pensadores no desenvolvimento da sua inteligência. Na Idade Média o conhecimento matemático era considerado inadequado aos princípios cristãos, assim praticamente não se propagou já que era a igreja exercia forte influencia sobre a sociedade daquela época.
A partir do século XVIII, na Europa surgem escolas praticas para atender uma nova classe emergente, nas quais se desenvolvem novos ramos da matemática por meio de curso de aritmética, álgebra, contabilidade, navegação e trigonometria.
No Brasil, o ensino da matemática no período colonial foi muito pouco registrado, os jesuítas levavam a matemática com caráter secundário. Foi apenas no século XX que o ensino matemática começa a tomar outros ramos e a sofrer reformas, surgem praticas de ideias voltadas às melhores maneiras de ensinar e aprender a matemática.
Os métodos de ensino ganharam muito