Resumo sobre o Método sociologico de Durkhein
Turma: Direito N1
Data: 02/04/14
As Regras do método sociológico – Emile Durkhein
Introdução:
O seguinte trabalho apresenta um resumo sobre os três primeiros capítulos do livro “As regras do método sociológico” de Emile Durkhein, o trabalho está organizado em três capítulos, dos quais são abordados os temas do livro, o primeiro sobre “fatos sociais”, do qual é explicado o que é o fato social, no segundo são as “regras ao observar um fato social”, explicando como deve-se abordar o fato social para seu estudo, e no seu terceiro capitulo está “as regras para distinção do que é normal e patológico”, para compreender e fazer o estudo desses fatos.
Capitulo I - E o que é um fato social?
Essa expressão é normalmente empregada para designar quase todos os fenômenos que ocorrem no interior da sociedade, mesmo que isso possa ser meio “genérico”.
O fato social pode ser a maneira em que a sociedade age automaticamente, isto é, sem pensar. Toda vez que eu exerço o meu dever como marido ou irmão, estou agindo segundo os deveres impostos pelas morais da sociedade. Agindo por educação, por regras impostas pela sociedade e suas instituições sociais, como família e Estado por exemplo.
Certas coisas na sociedade não dependem de nós, somos impostos a aceitar, não escolhemos onde nascemos, primeira língua que falamos ou o sistema monetário que utilizamos em nossas relações. São todas essas coisas impostas a nós antes mesmo que tenhamos chance de escolha. Se eu tento resistir a essas regras de conduta, elas irão voltar-se contra mim para impedir meu ato e voltar a normalidade através de uma sanção. A repreensão pode não ser violenta, mas sempre ocorre.
Por exemplo: Se eu me visto de forma diferente,