resumo sobre o exercicio militar
As populações militares assumem um interesse e facilidade maior para se fazer trabalhos na área da educação física. Por exemplos estudos feitos com militares de 18 anos do Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica (1990), tem como objetivo verificar a hipótese de que a idade paterna no momento do nascimento dos filhos influencia a capacidade de aprendizado. OS resultados mostraram que os militares nascidos de pais que estavam na faixa dos trinta anos, tiveram melhores resultados do que os militares de pais muito jovens (17 a 19 anos). A partir do conhecimento de fatos como o mencionado, a pesquisa de informações sobre Saúde Coletiva e AF provenientes de militares de nosso país se revela pouco frutuosa, pois, no âmbito acadêmico da EF/CE, observações sistemáticas nessa direção em nosso meio não indicam estudos frequentes.
Por isso, objetivo do estudo é entender em que medida os aspectos de ganho funcional e metabólico, obtidos de forma segura, podem verdadeiramente serem traduzidas em condições de saúde reais, pois, hoje em dia questiona se aptidão física e saúde podem ser usadas com o mesmo sentido.
MATERIAL E METODOS:
Atualmente, o Treinamento Físico Militar é feito com base na recente edição do Manual do Treinamento Físico Militar -MTFM- (Ministério do Exército, 1990), mas o autor teve acesso e trânsito à instalações, outras normas e registros do TFM. Sendo assim, houve uma revisão sistemática deste manual, comparando-o com outros já existentes. Objetivamente, a partir do MTFM (fundamento do plano normativo), buscou-se perceber se haviam semelhanças a outras referências não militares, e também se ocorria aderência em sua utilização na prática (plano aplicado), a partir de uma das unidades do Exército, o Tiro-de-Guerra 02-40, Sorocaba, S.P.
RESULTADOS:
Os principais objetivos do TFM são: 1) proporcionar a manutenção preventiva da saúde do militar; 2) desenvolver, manter ou recuperar a condição física total do