Resumo sobre o Esporte Clube Bahia
Foi o primeiro clube a conquistar um competição nacional, a Taça Brasil de 1959, contra o Santos, torneio criado para apontar o representante brasileiro na recém-criada Taça Libertadores da América.[nota 1] Portanto, o clube também foi o primeiro representante brasileiro a participar de uma edição da Libertadores, em 1960.[nota 2] Em 1988, o tricolor baiano conquistou seu segundo título brasileiro, desta vez derrotando o Internacional. Com tais títulos, o Bahia é o único clube do Nordeste a deter dois títulos nacionais legítimos. O clube também soma 2 Copas do Nordeste e 45 Campeonatos Baianos, sendo o segundo maior vencedor de torneios estaduais no Brasil, perdendo apenas para o ABC de Natal.
Tem como suas cores oficiais o azul, o branco e o vermelho, em homenagem a bandeira do seu estado de origem. Estado, inclusive, que é lembrado no nome do clube, nas cores, no escudo, na bandeira e, também, nas arquibancadas: a torcida do Bahia representa a maioria esmagadora da torcida do estado, com uma diversidade tamanha, abrangendo todas as culturas e classes que se encontram na Bahia. O tricolor mandava seus jogos no Campo da Graça, até a inauguração da Fonte Nova, que em 2007 foi interditada, em 2011 demolida para reforma e, desde 2013, já como Arena Fonte Nova, é a casa do Tricolor de Aço. No período da ausência dela, o Bahia mandou seus jogos no Estádio de Pituaçu, casa que, na ausência da Arena, sempre abriga bem o tricolor, fato que confere a ele enorme simpatia da torcida.
Seu maior rival é o Esporte Clube Vitória da Bahia, com quem protagoniza o clássico conhecido como Ba-Vi, clássico que o Bahia detém uma vantagem, seja em número de triunfos, seja em número de gols