Resumo Sobre a Pedagogia
3.1.1. Introdução
Independente da etapa em que o ser humano esteja ele e a única criatura que precisa ser educado.
Os animais, ao contrario do ser humano, precisam apenas ser nutridos, não precisam de cuidados por parte dos pais. Se o filhote animal gritasse quando nascesse como o bebe humano, este filhote seria uma presa fácil.
A disciplina torna a animalidade em humanidade, pois somente assim o homem e impedido de se desviar do verdadeiro caminho da humanidade para sua evidente inclinação animalescas.
As qualidades naturais da humanidade aos poucos são extraídas da própria espécie humana, sendo assim, cada nova geração sera educada pela anterior.
Como a disciplina e a parte que extirpa a parte selvagem do homem e considerada parte negativa da educação, já a parte positiva consiste na instrução que e um recurso formador e acrescentador de uma grande gama de herança cultural acumulada preservada no decorrer dos séculos. O contato com as leis da humanidade começa na infância com as regras básicas impostas pela escola.
Se fosse ao contrario o homem sucumbiria a todos seus desejos, por isso a necessidade de acostuma-lo com as leis desde a infância, através de cuidados e formação, disciplina e instrução.
De fato, não é possível o surgimento de um verdadeiro homem, senão através da educação.
Quem e desprovido de cultura pode ser caracterizado como bruto, sendo somente um selvagem. A falta de disciplina e pior que a falta de cultura, pois a cultura pode ser adquirida, enquanto um defeito de disciplina e difícil de corrigir.
A partir do pensamento que a natureza sempre será aprimorada devido ao ascendente processo da educação, cria-se uma perspectiva de um futuro feliz para toda espécie humana.
Mesmo que isso não seja possível e no mínimo um ideal nobre.
Levando em conta que toda ideia e a perfeição daquilo que ainda não se realizou, não sendo considerado impossível, apenas sendo necessária sua enunciação, superar os obstáculos