Resumo sobre a guerra fria
No entanto, esta caracterização pode ser considerada válida, mas com uma série de restrições em apenas um período imediato pós-segunda Guerra, até a década de 1950 e logo depois nos anos de 1960 o bloco socialista decidiu se dividir dentre as décadas de 1970 e 1980, onde a China comunista se aliou aos Estados Unidos em uma disputa contra a União Soviética.
Por este motivo, o mundo acabou sendo “dividido” em dois blocos: O capitalista, dominado pelos norte-americanos, e o socialista, comandado pelos soviéticos. Sendo assim este período também ficou marcado pela corrida armamentista que durante 40 anos deixou o mundo diante da ameaça de uma guerra nuclear.
De onde surgiu o termo “Guerra Fria”
A terminologia “Guerra Fria ”, se dá pelo fato de que os países envolvidos não se confrontaram com armas, mas sim com ações políticas e científicas, que mostravam ao mundo que tanto os EUA quanto a URSS, tinham poder bélico e científico para “dominar e acabar” com qualquer um que os confrontasse.
EUA vs. URSS
Para impedir o avanço comunista, os Estados Unidos forneciam apoio bélico e econômico aos países que se aliassem ao lado capitalista e o Plano Marshall, que resultou na injeção de mais de 13 bilhões de dólares na Europa, oferecendo ajuda econômica por meio de empréstimos para que pudessem reconstruir os países capitalistas que foram afetados pela Segunda Guerra Mundial.
Do outro lado, a União Soviética adotou a política isolacionista mais conhecida como Cortina de Ferro, aliança na qual os governos pertencentes ao Leste Europeu se tornaram satélites de Moscou, graças à ação do Exército Vermelho, que resultou em 1940, na construção do Muro de Berlin, construído para que pudesse ser feita a