Educação emancipadora para a globalização do mundo
Francidalva M de Matos
“Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos, preocupados e comprometidos, possa mudar o mundo. De fato, é só isso o que tem mudado”. Margaret Mead.
RESUMO
O presente artigo consiste em uma análise sobre, os diversos aspectos ideológicos que influenciaram para a transformação da educação brasileira. Visando emancipar o ensino autoritário, que por muito tempo predominou no sistema educacional.
Palavras-Chave: Ideologia; Ensino Autoritário; Educação Emancipadora.
ABSTRACT
This article is an analysis on the various ideological aspects that influenced the transformation of Brazilian education. Aiming to emancipate the authoritative teaching, which long prevailed in the education system.
Keywords: Ideology; Authoritative Teaching; emancipatory education.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo analisar a realidade educacional do Brasil, levando-nos a entendermos a evolução da educação e, a desmistificar o ensino autoritário. Durante muito, a educação foi o principal veículo que a classe burguesa utilizava para alienar a classe populista, usando métodos de ensino que lhes beneficiavam. Os professores eram considerados como aqueles que detinham o conhecimento e, exerciam o poder dentro da sala de aula. Os educandos eram meros bancos de dados, que somente recebiam conteúdos. Esses, não tinham direitos de expressão e, assim, na convivência com a sociedade somente transmitiam aquilo que lhes era determinado sem questionamentos, ou seja, não produziam conhecimentos.
A luta pela emancipação educacional perpetuou-se por muitos anos, gerando assim, muitos conflitos e, oposições entre as classes elitistas e populares. Nisso, surgiram tendências antagônicas que se confrontaram para defender suas ideias e seus direitos. Mas de acordo com as analises bibliográficas feitas, percebe-se que essa luta de classes