Dvoranovski
12-15 Ao longo da vida o homem cria ações que determinam muito das suas relações sociais, e é através dessas relações que o homem cria seu modo de ver, pensar, agir e sentir, se construindo como um individuo. Tudo tem um significado diferente para cada individuo, o homem muda seu modo de ver de acordo com suas necessidades.
Essas relações que o individuo tem com a realidade estão ligadas diretamente a forma com que ele representa o trabalho, a cultura, a politica e a religiao, fazendo com que ele aprenda a dar significados as suas experiencias, mudando seu modo de ver, pensar e agir.
15 - 17 O homem cria suas relações de acordo com sua realidade, sendo social, politica, economica e cultural, e atraves do trabalho criam suas condiçoes de existencias e também o conhecimento, que é um resultado das necessidades de interação de um individuo com outro e a sua realidade. A criaçao do conhecimento é entendida de acordo com três aspectos mutuamente, pela ação, pela relação de poder e pela simbolização.
17 - 30 O conhecimento do individuo se da pelas relações sociais dele, tendo significados diferentes de acordo com sua representação de compreender o mundo e a realidade. Essas formas de conhecimentos podem ser cientifica, filosofica, religiosa, artistica, mitica e de senso comum.
O conhecimento cientifico é um conhecimento que requer investigação para analisar elementos particularmente.
O senso comum é uma forma espontanea de conhecimento para representar a realidade, é algo que não tem fundamentos aprofundados, usa o minimo de reflexoes.
Conhecimento mitico é uma representação simbolica do que se acha coerente, é uma busca do entendimento de fenomenos, é baseado na explicação e na interpretação de cada pessoa.
Conhecimento religioso é um conhecimento que é apoiado em doutrinas, mitos que se fortificaram com o tempo para explicar fenomenos da realidade, ele se