Guerra Fria
TRABALHO EAD
Disciplina: POLÍTICA INTERNACIONAL
Tarefa n º: 2
Título da tarefa: Resumo de filme – Guerra Fria: Fase Quente; Fase da Coexistência Pacífica; Fase da Distensão. O fim da Guerra Fria. O fim da URSS. Entrevista com o Prof. de Relações Internacionais/Unb Eiiti Sato.
Acadêmico: Julio Cesar Jannuzzi
Turma: Administração
Tutor (a) a distância: PROF. URUBATAN LUIZ VELOSO / LUCIANO ALMEIDA
DATA: 28/03/2014
RESUMO
2 - Guerra Fria: Fase Quente; Fase da Coexistência Pacífica; Fase da Distensão. O fim da Guerra Fria. O fim da URSS. Entrevista com o Prof. de Relações Internacionais/Unb Eiiti Sato.
GUERRA FRIA
O significado do termo Guerra Fria é o fato de nunca ter ocorrido enfrentamento direto entre os Estado Unidos e a União Soviética podemos dizer que de 1947 a 1991 o mundo esteve dividido entre o poder de dois grandes blocos liderados, de um lado pelos russos e de outro pelos americanos. A guerra teve três etapas o período chamado de fase quente, fase da Coexistência pacífica, fase da Distensão.
FASE QUENTE
A primeira fase da Guerra Fria é a fase quente, caracterizada pelo fortalecimento da União Soviética no mundo. Essa busca pela hegemonia começou na Europa com a presença do exército vermelho por parte da Alemanha e em quase todo leste europeu, logo após a Segunda Guerra a influência Soviética ganhou mais destaques com a vitória dos partidos comunistas na Europa. O temor pelo avanço comunista é agravado quando os soviéticos anunciam o sucesso do lançamento da primeira bomba atômica em 1949, outro evento no mesmo ano marca o fortalecimento soviético a evolução comunista na China. Os comunistas com apoios soviético conquistam poder no país mais populoso do mundo e a revolução se expande. Os Estados Unidos tem a perda da hegemonia no mundo e reagem ao crescimento soviético. O primeiros passos para investir fortemente na Europa era com o plano Marshall, em especial na Alemanha ocidental para transformar o país na vitrine do capitalismo em