Resumo sobre a Anarquia
O Anarquismo(palavra grega que significa sem governantes ou sem poder) , surgiu da inglaterra,entre os séculos 18 e 19,pode ser definido como uma doutrina (que é o conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Sendo assim os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável.
O primeiro anarquista foi o inglês William Godwin(nessa época ainda não se usava esse termo).
Já o primeiro anarquista a usar o termo foi o francês Pierre Joseph Proudhon, seguido por Mikhail Bakunin.
O anarquismo é contra a existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado.
Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade das pessoas, solidariedade (apoio mútuo), propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão(gerencia de uma empresa pelo próprios empregados).
Para os anarquistas, Anarquia significa ausência de coerção, e não ausência de ordem. A maioria dos anarquistas se opõe a todas as formas de agressão, apoiando a autodefesa ou a não violência (anarcopacifismo) outros, contudo, apoiam o uso de outros meios, como a revolução violenta.
Anarquismo no Brasil:
O Anarquismo chegou ao Brasil em 1850 através dos imigrantes europeus, era uma das tendências políticas majoritárias entre os movimentos operários, o que causou as grandes greves operárias de 1917 em São Paulo e de 1918 e 1919 no Rio de Janeiro. Nestes mesmos anos foram criadas escolas para trabalhadores que eram comandadas segundo os ideais dessa doutrina.
Em 1919 foi instituido o Partido Comunista Anarquista, que perdeu força alguns anos depois, em 1922, com a criação do Partido Comunista, que era integrado por