Filosofia
Patrícia Cidral da Costa
Profª.Janes Fidélis Tomelin
Norberto Siegel
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 8141) Filosofia Geral e da Educação
20/01/10.
RESUMO
Existe hoje uma enorme quantidade de concepções educacionais, dentre elas destaca-se as que denominam-se progressista,é uma tendência pedagógica a mesma é seguida por um grande número de educadores.A concepção Anárquica tem em seus princípios muitas das características descritas na concepção progressista isto devido a forte presença de imigrantes portugueses,espanhóis e italianos que trouxeram na bagagem princípios anarquista para as Américas.
Palavras-chave: Anarquia; Educação; Progressista.
1 INTRODUÇÃO
São inúmeras as concepções relacionadas com a educação, muitas hoje consideradas em desuso ou em descompasso com os propósitos inerentes ao atual modelo da sociedade vigente. Dentre as concepções optei pela anárquica e sua influência nos programas educacionais. O simples fato de relacionar educação ao anarquismo é motivo de grande preocupação para o sistema econômico social que está focada no capitalismo.
O movimento anárquico vem do próprio capitalismo, porém tem seduzido muitos pensadores, várias correntes pedagógicas deixaram sua marca no anarquismo.
A concepção anárquica de educação embora coberta de adjetivos hostis e segredos insondáveis está presente nos atos de muitos profissionais na área da educação que se vale de princípios de constatação e anseios da liberdade. Exemplo a Pedagogia Libertária e toda sua evolução quantos profissionais tem orgulho em dizer que são seus seguidores.
Quando um educador diz estar preparando seu aluno para ser um crítico, contestador, reflexivo, autônomo e independente, está trabalhando nele o anarquismo.
2 ANARQUIA OU ANARQUISMO
Normalmente quando falamos de anarquia ou anarquismo gera sinônimo de desordem caos e desgoverno, ele nos transmite instabilidade.
Se