Resumo sobre vulcões
Escola Técnica Estadual
Dep. Salim Sedeh
Trabalho sobre vulcões
Trabalho apresentado para a disciplina de Geografia.
Desenvolvido pelos alunos:
Guilherme Amaro Vesco nº 15
Wellington Jerônymo nº 40 1º Beta
Leme-SP 2012
Introdução:
Chamamos de vulcanismo os fatos e fenômenos geográficos relacionados com as atividades vulcânicas, através dos quais o magma do interior da terra chega à superfície. Nos pontos de contato entre diferentes placas, onde a crosta terrestre é menos estável, ocorrem erupções vulcânicas. As erupções vulcânicas formam o edifício vulcânico, que é uma montanha onde se distinguem a cratera e a chaminé vulcânica.
Comportamento dos vulcões:
Vulcões ao ter erupções freáticas, erupções explosivas de lava rica ou pobre em sílica, lahars (movimento de massa exclusivo das regiões vulcânicas) e emissões de dióxido de carbono, é um sinal que há um perigo potencial para o ser humano. Muitas vezes podem ocorrer também sismos, águas termais, fumarolas (é uma abertura na superfície da crosta da Terra que emite vapor de água e gases) e gêisers (nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente e vapor para o ar), entre outros fenômenos. As erupções vulcânicas são frequentemente precedidas por sismos de magnitude pouco elevada.
Não existe um consenso entre os vulcanologistas para definir o que é um vulcão "ativo". O tempo de vida de um vulcão pode ir de alguns meses até alguns milhões de anos. Por exemplo, em vários vulcões na Terra ocorreram várias erupções nos últimos milhares de anos, mas atualmente não dão sinais de atividade.
Alguns cientistas consideram um vulcão ativo quando está em erupção ou mostra sinais de instabilidade, nomeadamente a ocorrência pouco usual de pequenos sismos ou novas emissões gasosas significativas. Outros consideram um vulcão ativo aquele que teve erupções históricas. É de salientar que o tempo histórico varia de região para região. Enquanto