305883570175

414 palavras 2 páginas
2. Tendência em Gestão de Suprimento
O Gerenciamento da cadeia de suprimentos engloba o planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas no fornecimento e aquisição, conversão e todas as atividades de gestão da logística. Também inclui a coordenação e colaboração com parceiros de canal, que podem ser fornecedores, intermediários, terceiros, prestadores de serviços e clientes. O gerenciamento da cadeia de suprimentos integra a oferta e a gestão da demanda dentro e entre empresas.
Além de poder ser um processo curto ou bastante extenso, a cadeia apresenta modelos que variam de acordo com as características do negócio, para fazer com que o bem chegue ás mãos dos clientes e consumidores.
Como mostra Henrique L. Corrêa, com aumento de complexidade esperado é importante que as cadeias desenvolvam competências relacionadas à habilidade de gerar e adotar soluções inovadoras, já que os níveis de complexidade de hoje e do futuro são sem precedentes.
Na visão de Corrêa, as cadeias de suprimento cruzando mais e mais fronteiras, com a necessidade de integração de processo decisório, em que uma alteração uma cadeia tem influência em todas as outras partes, a possibilidade de uma catastrófica ocorrer em um ou mais elos da cadeia é hoje preocupação constante dos gestores.
O trabalho do consultor de indústria Frederick Taylor em torno da virada do século XX, resultou no surgimento da Administração cientifica, uma das primeiras manifestações do uso do paradigma analítico para administrar a realização de tarefas. Os princípios da administração cientifica incluem a alocação de tarefas aos trabalhadores mais adequados para realiza-las, a separação entre analise e desenvolvimento do método produtivo e execução e o uso de regras no sentido de tentar eliminar qualquer tipo de desperdício na realização de tarefa. Já Henry Ford utilizou a lógica da administração cientifica e agregou aperfeiçoamentos, que permitiram que a Ford Motor Co. se tornasse a maior fabricante de

Relacionados