nada
A L
3
3
A Terra inquieta
Vesúvio
Durante a famosa erupção do vulcão italiano Vesúvio, no ano 79 d.C., a cidade de Pompéia foi coberta por cinzas vulcânicas e a cidade de Herculano foi sepultada por uma torrente de lava quente. O vulcão está inativo desde
1944. Um estudo feito por computador mostrou que uma erupção do Vesúvio poderia matar um milhão de pessoas em menos de
15 minutos. A erupção poderia causar a destruição total de uma região de 7 quilômetros em torno do vulcão, que fica perto da cidade de
Nápoles, na Itália.
Pinatubo
Em junho de 1991, o vulcão do monte
Pinatubo, nas Filipinas, começou a lançar grossas nuvens no ar, como se fosse um gigantesco tubo de aerosol voltado para o espaço. O monte tem mais de um quilômetro e meio de altura e “dormia” tranqüilo havia mais de 600 anos. As nuvens lançadas no ar, a mais de 40 quilômetros de altura, continham gás de enxofre, fragmentos de rochas e cinzas. Todo o planeta foi envolvido por uma cinta de névoa amarelada proveniente de seus gases, fotografada por satélites mais de dois anos após o fenômeno.
Atenção
A
A U L A
3
Mãos à obra
Kilauea
Um dos principais vulcões do Havaí, o Kilauea, é um dos mais ativos do mundo. Ele se ergue desde o fundo do oceano e atinge a altura de 1.363 metros acima do nível do mar. Nos últimos seis anos, as lavas derramadas pelo vulcão, depois de resfriadas, acrescentaram mais de um milhão de metros quadrados de novas terras às ilhas do Havaí.
As lavas dos vulcões havaianos fluem continuamente, graças à sua grande quantidade de água e a seus poucos gases, derramando-se muito quentes, mas sem explosões, como uma espécie de fonte natural.
Observando o mapa abaixo, assinale os pontos de localização dos vulcões men-cionados nesta aula.
Ásia
Europa
Itália
Estados Unidos
Japão
Havaí
Índia
África
Brasil
Filipinas
Austrália
Leia novamente os textos sobre os vulcões e sublinhe todos os