Resumo sobre socrates, platão, thomas de aquino...
Sócrates foi acusado de corromper os costumes e condenado a morte.
Platão: Para Platão existem dois mundos: o mundo sensível, onde tudo se transforma tudo é relativo e transitório, e o mundo inteligível ou das idéias, onde tudo é perfeito, imutável e absoluto, então o fundamento ético do idealismo Platônico é: o bem, assim como a verdade.
Quem alcança esse plano é capaz de se apropriar do bem supremo, da verdade em si, do belo, ou seja, dos modelos ideais de toda a ética, de toda a beleza e de todo o conhecimento existente no mundo das idéias.
Aristóteles: Para Aristóteles a ética é uma decisão humana acerca do que é possível decidir, isto é: os homens deliberam o que se encontra no campo de suas possibilidades: o campo da razão e das coisas que cada homem pode fazer, ou seja, deliberamos acerca das coisas que dependem de nós.
Possuímos as faculdades por natureza, mas não nos tornamos bons ou maus por natureza.
Tomás de Aquino: Para Tomás de Aquino a razão humana é naturalmente subordinada à fé e à revelação. Em primeiro lugar, não cabe a razão humana demonstrar o que Deus revelou, pois a fé deixaria de ter sentido, mas a razão pode servir à fé, demonstrando os seus pressupostos, quais sejam: que Deus existe e que é uno, assim a ética cristã é prescritiva, uma vez que o seu conceito de livre-arbítrio refere-se a escolhas de virtudes que, no limite, já estão definidas pela revelação traduzida pela igreja.
Ao obedecer às leis