Resumo sobre Revolução Industrial
Primeira Revolução Industrial
O termo Revolução basicamente significa ‘’mudança brusca’’, ou seja um conjunto de técnicas novas que vão mudar o espaço e a sociedade.
- Tipo de indústria: Têxtil
- Objetivos: Aumentar a produção, o lucro e reduzir o custo de produção (minimáx)
- Aconteceu no séc. XVIII, na Inglaterra e foi conhecida como Fase Clássica.
A maior parte da população morava nos campos, onde eram artesãos e camponeses que obtinham sua própria matéria-prima e faziam todo o processo de fabricação de seu artesanato, até o ano de 1769, onde James Watt criou a primeira máquina a vapor, movida por carvão mineral, onde a chamada Burguesia substituíam o trabalho manufatural por máquinas, que faziam o trabalho mais rápido e obtinham mais lucro com o tempo reduzido de produção, enquanto os camponeses e artesãos foram ficando para trás pois o tempo que eles levavam produzindo por exemplo uma só cadeira, a máquina a vapor construía 10 em menos tempo e com mais eficiência. A medida em que eles foram ficando para trás, ficavam desempregados e acabavam ter de á procurar emprego nas indústrias operando as máquinas por mais de 14 horas por dia, sem nenhum equipamento de segurança, onde até crianças trabalhavam e muitos sofriam acidentes graves. Assim se começava o processo de industrialização, com novas profissões e a divisão da produção, onde cada operário ficava encarregado de uma parte da produção, surgindo duas classes a Burguesia e os operários (Trabalhador Assalariado).
Capitalismo
Período Aproximado: Século XVIII (1750)
Características: Propriedade privada dos meios de produção e da terra (surgimento da Burguesia)
Êxodo Rural: Migração do Campo para cidade, onde os camponeses viravam operários em industrias da Burguesia, pois eram expulsos de suas terras e tinham que morar e trabalhar na cidade, abandonando o sistema anterior chamado Feudalismo, sendo substituída pelo