contabilidade pública
Neste conteúdo serão estudados os aspectos na contabilidade recente no Brasil, desde a década de 1970 até os dias atuais. Serão vistas as mudanças trazidas pelas Leis nº 11.638/2007 e nº 11.941/2009 para a contabilidade brasileira contemporânea. Ao término da leitura, você compreenderá a importância da informação contábil e conhecerá os usuários das informações contábeis.
1.1 ASPECTOS NA CONTABILIDADE RECENTE NO BRASIL – DÉCADA DE 1970 ATÉ OS DIAS ATUAIS
1.1.1 Década de 1970
A história recente da Contabilidade no Brasil se origina da década de 1970, depois da implementação de leis específicas para a reforma bancária bem como para o fortalecimento do mercado de capitais. Durante muito tempo, no Brasil, a contabilidade foi direcionada apenas para o cumprimento às normas legais.
Desde o final da Segunda Guerra Mundial, até meados da década de 1970, a economia mundial, foi marcada por um crescimento histórico, nunca visto antes. Este período tem por característica, forte intervenção do Estado na economia, de maneira a provê-la quaisquer que fossem suas dificuldades, desempenhando, deste modo, o papel de Estado provedor das relações sociais (PORTO, 2003).
PRESIDENTES DO BRASIL
A partir de 1956 - Juscelino Kubitscheck, Jânio Quadros, João Goulart, Ranieri Mazilli, Castelo Branco, Costa e Silva, Ernesto Geisel, Figueiredo, Tancredo Neves, Sarney, Collor
O Modelo Keynesiano, instituído após a Segunda Guerra Mundial, para recuperar a economia, era denominado “Estado do Bem Estar Social” no primeiro mundo e “Estado Desenvolvimentista” na América Latina, - dado seu caráter de fomentador do desenvolvimento econômico -, funcionava como planejador e interventor na economia, incentivando investimentos públicos, de maneira a garantir o pleno emprego e corrigir as distorções do mercado.
Houve o florescimento do fordismo, com a produção em massa, queda nos preços dos bens,