Resumo Sobre Perfil do Profissional Contábil
Em um passado não muito distante, o Contador era visto como um mero informante que se resumia as funções burocráticas da empresa, no entanto tais atividades estão sendo mudadas, dando espaço para profissionais cada vez mais dinâmicos e participativos, que desejam aproximar informações e utilidade gerencial.
Sabe-se que após concluir a graduação é apenas o início da vida de um Contador, cada vez mais empresas procuram profissionais dinâmicos, que constantemente se atualizem e sejam mais que meros informantes, que sejam orientadores gerenciais.
A era da globalização e a necessidade de inovações constates levam os empregadores a contratar cada vez mais profissionais pró-ativos, que estejam preparados para a participação na tomada de decisões e que tenham capacidade de se manterem atualizados diante das constantes mudanças legislativas e econômicas que ocorrem atualmente no Brasil.
Com o número crescente de informações que o governo exige das empresas, entende-se que não basta aprimoramento técnico, sendo assim o profissional necessitando gradativamente buscar se comunicar dentro e fora da organização para se adaptar a tais exigências.
Diante desse cenário, é indispensável que o profissional contábil busque sempre estreitar relações com os não contadores, focando em situações estratégicas, estar preparado para ser um parceiro de negócios. É cada vez mais comum as empresas consultarem os profissionais contábeis sobre composição de seus custos, para formação do seu preço de venda, análise de ponto de equilíbrio, entre outras situações gerenciais.
Mas preocupado em