Resumo sobre Métrica baseada em Processos
A métrica, assim como o nome é estratégia para se medir, e neste caso o software. Ela é uma estratégia ligada diretamente ao planejamento, auxiliando o escopo inicial de projeto e produto. As estratégias em um planejamento de projeto têm suas vertentes, e aqui explanarei uma visão generalista sobre métrica de processos, sem muitos detalhes técnicos.
A qualidade de um software é algo altamente relativo, em exemplo cada qual contratante tem sua própria ideia de qualidade e a medicação do tamanho do software é uma entre várias estratégias, opções relacionadas à qualidade que tem parte no objetivo do “software certo”, tão quanto à decisão de tempo, construção, manutenibilidade, valor a ser gasto e também cobrado.
Em uma artigo de “SUBRAMANYAM, Jitendra” na ComputerWorld em 2014, o autor cita que testes como o de Unidade, integração, Sistema e Validação são soluções parciais na obtenção da qualidade objetivada, ou seja, dentro do planejamento, a medição, métrica será uma parcela na solução dentre outras e a dificuldade que há em trabalhar nestas estratégias podem gerar falhas, surgindo a pergunta: Por que a métrica é tão importante?
No livro Engenharia de Software, 7 edição de Pressman, dita que tal resposta é obvia, e eu leitor acabei por não ver por onde discordar, pois: - “Com a métrica poderá ter uma visão real do que está melhorando, e se não tem essa visão é certo que não saberá como e em que melhorar”.
O processo tem base como citado anteriormente no tempo, números de erros, linhas de código e sua manutenibilidade.
Essa medição, “delimitação” busca o melhoramento, a prevenção de erros, a caracterização e avaliações reais da eficácia do produto. O detalhe ‘caracterização’ envolve visualizar o que funcionará ou não funcionará. Como pode se notar, tendo essa visão, a codificação será beneficiada, testes (qualidade), etc.
Na métrica baseado em processos, obtêm-se dados sobre qualidade e produtividade com