Resumo sobre Interdisciplinaridade
Disciplina: Seminários Interdisciplinares IV
Professor Dr.: José Gerley Diaz Castro
MARIA PAULA FERNANDES DE MELO
RELATÓRIO FINAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA INTERDISCIPLINARIDADE
Palmas, Fevereiro de 2014.
INTRODUÇÃO
O tema da interdisciplinaridade é bastante discutido e muitos tentam defini-lo mediante experiências e estudos observados. No artigo “Interdisciplinaridade e saúde: estudo bibliográfico”, uma relação histórica do surgimento da interdisciplinaridade é destacada da seguinte maneira: todos sabem que o mundo atual é bastante globalizado e diante de um alto crescimento demográfico e o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, as informações que percorrem o mundo inteiro chegam em qualquer lugar a qualquer tempo. É uma realidade multifacetada onde muitas vezes pode surgir um pensamento fragmentado causado pelo racionalismo da era moderna. No início fazia-se uso de uma pedagogia unitária, com uma unidade do saber, uma só forma de agir e pensar. Ocorreram então vários movimentos a favor deste pensamento, como o Movimento Iluminista na Era Moderna que surgiu em defesa da unidade do pensamento. Porém, o advento da modernidade provocou um processo de desintegração desta unidade e Descartes inaugurou definitivamente o pensamento moderno com o método cartesiano, criando desta forma um paradigma.
Neste âmbito, as especializações começaram a surgir na área da saúde e se basearam na estratégia da disciplinaridade, caracterizada pela fragmentação do objeto. Em função das novas perspectivas e desafios que se apresentam à ciência, o método fracionado da ciência foi apresentando suas limitações e a necessidade da interdisciplinaridade foi ampliando a visão de mundo e estudo até então definidos.
Logo as ideias de integração e inclusão dos saberes foram abrindo espaço para o desenvolvimento da sensibilidade, que afinal de contas marca caracteriza muito o conceito de interdisciplinaridade. Esta ficou