comunicação
Tiago Mainieri de Oliveira
Bacharel em Relações Públicas e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSM. Professor do Curso de Comunicação Social/UNIJUÍ. Atualmente é coord. do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Processos em Comunicação da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS - UNIJUÍ
Resumo
O artigo propõe discutir a comunicação organizacional na atualidade. Para tanto, analisamos as origens e trajetória, definições, perspectivas e desafios postos à comunicação organizacional.
Introdução
A comunicação passa a exercer, no atual cenário, um importante papel no estabelecimento de canais efetivos de ligação com os diversos segmentos relacionados a uma organização.
Para discutirmos esse papel da comunicação organizacional, proponho que façamos uma reflexão acerca de três pontos centrais da temática:
- A comunicação organizacional - conceitos, definições e trajetória
- O contexto das organizações e a comunicação organizacional (comunicação ontem/hoje)
- Os desafios da comunicação organizacional na atualidade
Questionar o contexto empresarial (ambiente empresarial e suas transformações) no qual estão inseridas as organizações é fundamental para entendermos a comunicação organizacional. Além disso, é pertinente analisarmos os desafios lançados à comunicação organizacional na atualidade. As perspectivas e desafios da comunicação organizacional.
A partir da discussão desses pontos centrais, pretendemos aprofundar a temática proposta.
A comunicação organizacional - conceitos, definições e trajetória
A comunicação organizacional, segundo Torquato do Rego (2002), passou por alguns momentos, ou fases, que caracterizaram seu crescimento no Brasil. Para refletirmos a comunicação organizacional em seu estágio atual, é necessário buscarmos elementos de sua trajetória.
O autor situa em 3 fases o desenvolvimento da comunicação organizacional, destacando que esse crescimento coincide com a industrialização e o próprio