Resumo sobre ciência e natureza
Resenha sobre Ciência: Natureza e Objetivo
Conclui com base no texto que o autor aborda os aspectos da ciência em que acredita ser necessária uma reflexão sobre o que é ciência e qual é sua finalidade, destacando o controle da natureza.
A “arrogância” com que é tratado o estudo cientifico para o controle das coisas naturais, desvia um pouco o olhar do ser humano para o que realmente é a ciência, isto é, transforma ao olhar do leigo sobre a pesquisa como fonte apenas de soluções dos problemas humanos, o que foge do verdadeiro aspecto cientifico.
Outro ponto importante é a Ciência como verdade. Embora a ciência seja incontestavelmente mais precisa que o senso comum e ajude a liberar o ser humano de suas crenças, ela trás respostas satisfatórias, o que não quer dizer permanentes, isto é, podem ser refutadas ao longo dos anos através de novas pesquisas, o que não diminui o mérito anterior.
O Método de investigação, embora alguns cientistas digam que não há um método cientifico, não podemos afirmar que não exista hipóteses analisadas e investigadas para manter os critérios científicos e procurar uma evidência que ajuste-se a forma-padrão cientifica.
A ciência procura investigar questões que lhe são mais plausíveis em seu tempo e conforme a apresente-se necessidade de conhecer e entender, baseando-se em proposições, nas quais, ao abrir hipóteses, serão eliminadas todas as etapas que apresentem dubiedade e aceitado conclusões em que na maioria das vezes se repitam, assim as divulgando, não como irrefutáveis, mas encaminhando, para quem sabe, novas