Resumo sobre Citoesqueleto
É uma complexa estrutura formada por microtúbulos, filamentos intermediários e microfilamentos. Está presente só em células eucarióticas. Vale lembrar pessoal que apenas os organismos do reino Monera possuem células procarióticas, ou seja, células sem envoltório nuclear (carioteca) e organelas membranosas, tais como mitocôndrias, reticulo endoplasmático e complexo de Golgi e também sem citoesqueleto.
O citoesqueleto desempenha diversas funções: define a forma e organiza a estrutura interna da célula; permite a adesão da célula a células vizinhas e a superfícies extracelulares; possibilita o deslocamento de materiais no interior das células. Além disso, o citoesqueleto é responsável por diversos tipos de movimentos que uma célula eucariótica é capaz de realizar, como o movimento amebóide, a contração muscular, a movimentação dos cromossomos durante as divisões celulares e os movimentos dos cílios e flagelos.
Os microtúbulos são formados por proteínas denominadas tubulinas. Eles se rearranjam com a entrada e saída de tubulina. O centríolo, organela responsável pela formação do fuso durante a divisão celular, é constituída por nove conjuntos de três microtúbulos.
Os microfilamentos são formados por filamentos da proteína mais abundante nos eucariotos: a actina. Esses filamentos de actina podem estar associados com filamentos de miosina, uma outra proteína também de função importante (ver tecido muscular). Os microfilamentos podem formar dois tipos de rede: um logo abaixo da membrana plasmática, que dá uma consistência firme à camada celular periférica (ectoplasma). A outra rede forma uma rede tridimensional no interior da célula, o endoplasma, que possui uma consistência gelatinosa e fluida.
Os filamentos intermediários apresentam tamanho intermediário entre microtúbulos e microfilamentos, daí deriva-se seu nome. Tais filamentos são constituídos por diversas proteínas diferentes. Ao contrário dos microtúbulos e microfilamentos, são