Citoesqueleto
Ao final desta aula, você deverá ser capaz de:
a u l a
Organização Geral do
Citoesqueleto
21
• Reconhecer a existência de um sistema de suporte e motilidade para as células;
• Listar e definir os principais tipos de movimentos celulares; • Caracterizar os tipos de filamento que compõem o citoesqueleto. aula_21.indd 7
15/7/2004, 16:28:34
Biologia Celular I | Organização Geral do Citoesqueleto
INTRODUÇÃO
Já conhecemos vários dos aspectos gerais da organização e do funcionamento das células. Nas aulas anteriores também usamos diversos tipos celulares para exemplificar os fenômenos que estavam sendo estudados. Assim, acreditamos que você seja capaz de identificar os tipos celulares reproduzidos a seguir (Figuras 21.1 a 21.3) e fazer algum comentário sobre as funções deles. Vamos lá!
Oba, vídeo!
O pólo dispõe de um ótimo material em vídeo sobre o citoesqueleto. Você pode utilizá-lo tanto durante quanto após a leitura do material impresso. O vídeo Cellebration ilustra vários tipos de movimentos celulares. No CD-ROM do
Molecular Cell Biology e do Molecular Biology of the Cell há animações e vídeos sobre a dinâmica de formação de microfilamentos e microtúbulos e movimentos celulares. Dúvidas? Consulte o seu tutor.
Figura 21.1
Figura 21.2
Figura 21.3
Acreditamos que não houve qualquer dificuldade em identificar corretamente as células. Também podemos apostar que o critério usado na identificação foi a forma dessas células. A propósito, as células são:
21.1 , 21.2 , 21.3.
O que será que mantém a forma desses tipos celulares? Se você respondeu “a membrana”, pare um pouquinho e pense: será que uma bicamada lipídica fluida seria capaz de sustentar a forma de uma célula?
E as organelas internas, não tenderiam a se depositar no “fundo” da célula? Observe a Figura 21.4.
8 CEDERJ
aula_21.indd 8
15/7/2004, 16:28:48
Tamanho é documento?
Se pensarmos em termos evolutivos, forma e tamanho só passaram a