Isaura de Barros Mainardi
Introdução
Esta comunicação discorre sobre a origem e importância do Grupo Escolar Visconde de São Leopoldo, a administração de Isaura de Bairros Mainardi e as transformações administrativas durante a sua gestão.Abordam-se as múltiplas faces da Escola Estadual Visconde de São Leopoldo, localizada no bairro Macuco na cidade de Santos, Litoral Paulista no período de 1963 a 1968 dirigida pela Diretora Isaura de Barros Mainardi. Esta unidade de ensino foi fundada em 1915, é o terceiro grupo escolar estadual da cidade , a seguir do Grupo Escolar de Vila Mathias (Dr. Cesário Bastos), e o Grupo Escolar Barnabé e como tal nasceu com a finalidade de oferecer o curso primário. . Foi uma instituição que na sua origem reuniu outras escolas isoladas já existentes no bairro em um único prédio e contribuiu para a escolarização da população local e seu desenvolvimento social. Até a década de 1960 funcionava somente o antigo primário, hoje chamado de ensino fundamental I, e a escola se denominava Grupo Escolar Visconde de São Leopoldo, desde o ano de 1922.
O período abrangido é o momento político em que o País deixa de ter um governo civil para iniciar uma era de governos militares. As transformações políticas do País e a nova ideologia implantada com a ascensão militar irão repercutir também na legislação educacional e consequentemente na unidade escolar em questão. A escola, com o aumento da população operária, já não conseguia atender a demanda existente no bairro de Vila Macuco e, mesmo com a multiplicação de turnos, necessitou ocupar outros espaços para dar vazão ao ensino daí a mudança na estrutura física duplicado em dois andares, na década de 1960,.
Em várias oportunidades, professores da Escola, realizaram sínteses sobre seu passado, tal era o orgulho que sentiam como membros dessa instituição. Buscar o passado, rememorá-lo e escrever sobre ele não é desprovido de subjetividade. Portanto o historiador busca sua fonte de inspiração e