Trab Citologia
Graduação em Nutrição
- Mitocôndria
- Citoesqueleto
Aluno: Paulo Márcio Alves Costa Machado
Belo Horizonte
2015
Resumo sobre:
- Mitocôndria
- Citoesqueleto
Orientador: Karine Monica Cotti Ulrich
Belo Horizonte
2015
INTRODUÇÃO
Mitocôndria
Toda atividade celular requer energia, é através da mitocôndria que esta energia necessária às atividades das células será gerada.
A célula que a hospeda lhe fornece substâncias orgânicas como a glicose através dos alimentos que comemos, as quais a mitocôndria processa e converte em energia sob a forma de ATP (Trifosfato de Adenosina), sendo que esta energia gerada pode ser utilizada pela célula em reações bioquímicas. A mitocôndria tem a função de quebrar a glicose introduzindo oxigênio no carbono, o que resta é o gás carbônico, que sairá através da expiração. Este processo realizado por esta importante organela celular é conhecido como respiração celular. Para que as células possam desempenhar suas funções normalmente, elas dependem de várias reações químicas que ocorrem dentro da mitocôndria, apesar de sua grande importância, a mitocôndria é uma organela celular bastante pequena. Existem células que possuem um grande número de mitocôndrias, contudo, a quantidade desta organela dependerá da função de cada uma. Quanto mais a célula necessitar de energia para realizar suas funções vitais, mais mitocôndrias ela produzirá.
A mitocôndria não gera a energia, mas libera a energia química contida nos alimentos, tornando-a aproveitável para as células. Em resumo, a função da mitocôndria é fazer a glicose ou outros nutrientes, como as gorduras, reagirem com o oxigênio captado na respiração, formando moléculas de água e de gás carbônico.
Essa reação libera a energia dos alimentos, que vai parar nas moléculas de ATP, legítimas baterias do organismo. Todo esse trabalho é realizado em etapas. Se a mitocôndria liberasse a energia de uma só