Resumo sobre celulas
A célula é a menor unidade viva que compõem os seres vivos, de um modo geral todos os seres vivos são formados por células, nem que seja apenas uma; a esta constatação chamamos TEORIA CELULAR.
Uma exceção a esta teoria é o VIRUS, único ser considerado vivo que não é composto por células, sendo por isso classificado como ACELULAR; de um modo geral o vírus é uma cápsula de proteínas com material genético em seu interior.
Os seres formados por apenas uma célula são classificados como UNICELULARES (bactéria, ameba, paramecium, euglena), os seres formados por várias células são classificados como PLURICELULARES (humanos, gatos, peixes, insetos).
As células podem ser classificadas em visíveis ou não visíveis a olho nu, as visíveis são as MACROSCÓPICAS (gema de ovo, alvéolo da laranja, óvulo), as não visíveis a olho nu são as MICROSCÓPICAS (bactérias, demais células humanas, ameba, celas vegetais).
Em pelo menos uma fase de sua vida as células apresentam 03 estruturas básicas: MEMBRANA PLASMÁTICA (reveste e protege a célula), CITOPLASMA (onde ocorrem as atividades metabólicas como digestão e respiração) e NÚCLEO (centro de comando da célula)
célula
Em todas as células eucariontes (ou eucarióticas ou eucariotas) encontram-se duas regiões fundamentais: o núcleo e o citoplasma. Envolvendo ambos e isolando a célula do meio extracelular, existe a membrana plasmática. O núcleo contém grande parte do material genético da célula e o citoplasma é a região intracelular entre a membrana plasmática e o núcleo.
Membrana plasmática
A membrana plasmática envolve a célula e isola o citoplasma do meio extracelular. É formada por duas camadas de lipídios (moléculas insolúveis na água) e proteínas, sendo, por isso, chamada de lipoproteica. A composição da membrana plasmática muda conforme o tipo de célula e o organismo. Nos mamíferos, a quantidade de lipídios das membranas plasmáticas varia conforme a idade e saúde do animal. Nas