Resumo sobre Atenas e Esparta
- Esparta fora uma cidade fundada pelos dórios durante o século IX a.C. totalmente diferente de todas as cidades da época. Na verdade, Esparta parecia mais um acampamento militar do que uma cidade propriamente dita. Essa era a principal característica dos espartanos: o seu caráter essencialmente militar.
- Cultura: Esparta baniu as artes e as letras, toda a sociedade estava voltada para a guerra. O exército tinha importância fundamental(ordem interna e externa).
- Educação: a educação de seus cidadãos baseava-se no treinamento militar e na subordinação da vida individual aos interesses do Estado. Era dirigida para obediência e autoridade.
- A partir dos sete anos de idade, os pais (cidadãos) não mais comandavam a educação dos filhos. As crianças eram entregues à orientação do Estado, que tinha professores especializados para esse fim. Os jovens viviam em pequenos grupos, levando vidas muito austeras, realizavam exercícios de treino com armas e aprendiam a táctica de formação. Aos 12 anos de idade, os meninos eram enviados ao campo para aprender a conviver com as adversidades como frio, fome, sede e o perigo de enfrentar grandes animais, os que sobreviviam passavam para a próxima fase. Com 17 anos, os rapazes passavam por um teste de iniciação chamado de Kriptia. Eles saíam para capturar escravos a fim de tentar assassinar o maior número possível. Somente aos 30 anos, o soldado tornava-se um cidadão espartano.
- O currículo espartano tinha como meta à formação de bons soldados. Assim sendo, as atividades físicas que fortificavam o corpo, tais como as corridas, o lançamento do disco e do dardo, eram consideradas como fundamentais para a formação do indivíduo. Visando um cidadão ágil e forte, as privações (fome, dor, cansaço e a flagelação) e as intempéries, (tais como o frio ou o calor excessivo), também faziam parte do currículo escolar. De igual forma, fazia parte do ritual da escola dormir em catres muito simples forrados das folhas que colhiam além