Grecia e roma
Quem eram os gregos? As primeiras civilizações da Grécia antiga:
A península Balcânica constituiu-se o centro original da civilização grega e ilhas no seu litoral. Os gregos sofreram grande influência dos orientais em sua cultura, como exemplo tem-se os anatólios que ocuparam a ilha de Creta.
Creta tinha uma economia baseada no comércio, os cretenses possuíam uma escrita hieroglífica, esta influência egípcia. A principal cidade de Creta era Cnossos, que era o centro administrativo da ilha. Os cretenses também construíram grandes palácios, desenvolveram depósitos de alimentos e arquivos contábeis.
Jônios, aqueus, eólios e dórios eram os principais povos gregos.
Os gregos, das ruínas de Micenas para uma nova civilização:
No âmbito religioso os deuses continuaram os mesmos. Houve uma grande mudança na estrutura da sociedade que passou a ser mais militar e ter menos hierarquias do que valorizar grandes palácios. Após a invasão dórica, a civilização micênica deixou praticamente de existir, a escrita por hieróglifos desapareceu e tempos depois por influência dos orientais foi adotato o alfabeto similar ao atual. Os documentos mais importantes deste período são as obras de Homero, a Ilíada e a Odisséia. A civilização grega “propriamente dita”: o mundo grego – séculos VIII – VI a.C: O mundo grego neste período estava dividido em cidades autônomas administrativamente e politicamente, eram as chamadas cidades-estado, ou pólis. A forma de governo mais freqüente nestas cidades era a aristocracia, ou seja, a cidade era governada pelos seus nobres. Em certas cidades a tirania foi instaurada como forma de governo; este modo de governo assemelhava-se com o que viria ser a democracia grega, pois os tiranos eram defensores dos direitos do povo. As principais cidades gregas eram Esparta, conhecida pelo seu exército, e Atenas, conhecida pela democracia. Esparta:
Cidade localizada na