Resumo Sobre As Fases De Ensino Aprendizagemtreinamento Segundo Greco
GRECO (1995, 196) propõe uma divisão do processo de ensino aprendizagem-treinamento em nove fases. Ressalte-se que cada fase é estruturada, considerando as faixas etárias, apoiadas na literatura da área de Desenvolvimento e de Aprendizagem Motora entre outras. A primeira fase, pré escola(3-6anos), consiste em Atividades de deslocamento, equilíbrio, acoplamento, esquema corporal, relação tempo /espaço etc. que são prioritárias e devem preferencialmente ser apresentadas em formas jogadas, tipo de imitação e perseguição.
A "Iniciação Esportiva Universal" (6-12 anos) procura desenvolver todas as capacidades motoras e coordenativas de uma forma geral. É uma alternativa pedagógica importante para a faixa etária entre os 4 e os 11-12 anos. O jogo é o elemento didático-pedagógico que deverá ser oferecido conforme as características evolutivas da criança, especialmente no que se refere à sua maturidade e evolução coordenativo-cognitiva, casos, jogos pré-desportivos. E importante ressaltar que o processo de ensino-aprendizagem/treinamento das capacidades físicas nesta fase deve, impreterivelmente, estar adequado ao nível de desenvolvimento e de experiência da criança, respeitando as "fases sensíveis" em que a criança se encontra. As capacidades coordenativas devem desenvolver-se seguindo o princípio do fácil para o difícil, do simples para o complexo.
Com base do nível anterior, a fase ORIENTAÇÃO (12-14 anos), procura desenvolver e aperfeiçoar as capacidades físicas e a iniciar o processo de fixação e aprimoramento das técnicas. Deve-se aqui destacar que um dos objetivos é a iniciação técnica em sua forma global e apresentar atividades em que, por exemplo, por meio do jogo aplicado conforme a metodologia situacional, a criança seja levada a desenvolver, a aprender e aplicar técnicas de movimentos esportivos, porém sem um alto nível de perfeição gestual, unidas a momentos de tomada de decisão sobre o