FOTOGRAFIA
2º Período – PP
Valério Augusto de Sousa
História da Fotografia e História da Fotografia Publicitária no Brasil
Gabriel Lima dos Santos
Belo Horizonte
2015
1. INTRODUÇÃO
A fotografia como arte, apresenta-se às pessoas em forma de apreciação à visão do “outro”(fotógrafo). As fotografias em si podem estar carregadas de conteúdo bastante profundo e reflexivo, ou até mesmo crítico. Contudo, os fotógrafos utilizam de técnicas que valorizam sua visão e podem ajudar na adaptação a todos os meios de comunicação. O profissional domina o uso de máquinas, lentes e filmes, bem como as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens analógicas e digitais. Domina técnicas de iluminação e enquadramento, de modo a captar a melhor imagem possível do objeto fotografado. Seu trabalho pode ter cunho jornalístico, documental ou comercial. É possível atuar em jornais, revistas, sites, emissoras de TV, no cinema e em agências de publicidade.
2. A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA
Existem várias histórias sobre a criação da fotografia, sendo que muitos estudiosos apontam Louis Daguerre como o pai desta arte, enquanto outros afirmam que, na verdade, Joseph Nicephore Niepce foi o seu grande inventor.
2.1 O INVENTOR
Por volta do ano 1800, quando vários inventores começaram a aparecer com ideias para capturar imagens sem que fosse preciso pintá-las, alguns nomes ganharam destaque.
Joseph Nicephore Niepce foi, em 1793, uma das primeiras pessoas a conseguir “imprimir” a luz em uma superfície sem usar qualquer tipo de tinta, porém as imagens desapareciam depois de um tempo. Ele usava uma câmara obscura, parecida com o que conhecemos hoje por “pinhole”, e um tipo especial de papel com cloreto de prata.
Em 1824 ele conseguiu encontrar um método que permitia mais duração das imagens e em 1826 foi registrada a primeira fotografia de duração indefinida (imagem acima), que existe até hoje. Como é possível perceber, no entanto, a