resumo sobre Aristóteles
Objetivo: conhecer as contribuições de rfAristóteles para o método cientifico e sua importância para a pedagogia.
Aristóteles nasceu em Estagira, no norte da Grécia atual, foi um filósofo grego e discípulo de Platão, seus escritos relacionam a diversos temas, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, o governo, a ética dentre outros. Como médico Aristóteles reconheceria a influencia da observação para encontrar a melhor solução para um determinado problema, sendo que a medicina até os dias atuais preserva a prática de primeiramente observar os sintomas de uma determinada doença para depois chegar a uma conclusão, ou seja, para depois diagnosticar e receitar um tratamento. Contudo percebe-se que a observação cientifica vai muito mais além de um simples olhar curioso vindo dos indivíduos para com o mundo, pois ela é metódica, isto é, segue um determinado método definindo o que, como e quando observar de forma que se possa adquirir o possível de informação e aprendizado sobre o que estar sendo observado. É válido lembrar que nisto Aristóteles também foi pioneiro, pois o mesmo não era um mero observador curioso mas um observador metódico. Aristóteles exerceu forte influência até o século XVII, sendo que o mesmo defendia que todas as coisa consistiam em matéria e forma.
Diante disto destaca-se que a mudança das coisas é explicada por quatro tipo de causas, sendo elas a matéria, a forma, a causa eficiente e a causa final.Com base nessas quatro causas um exemplo de suma importância é a mesa, pois sua forma é a sua figura geométrica, sua matéria é a madeira, sua causa eficiente foi a ação de um carpinteiro e sua causa final é servir para refeições, ou seja, essas quatro causa fazem as coisas serem o que são.
É importante ressaltar que Aristóteles teve grande influência na educação, pois para ele a educação é uma forma de melhorar a natureza humana,