resumo sobre alguns filósofos e suas ideias
Thomas Hobbes
Ingles
1588-1679
Pensamento abordado: Teorias Contratuais
Hobbes teve uma linha de pensamento um tanto quanto parecida com Aristóteles. Ele defendia o ponto de vista de que o homem não tinha o instinto natural da sociabilidade. Acreditando que o ser humano encara o outro como concorrente a ser dominado.
Ele também defendia que para dar um fim ao estado da guerra, dar um final ao homem- que com ele dizia é o lobo do próprio homem- era necessário a criação da sociedade politica. Guiada por um Estado, e para que isso acontecesse o homem deveria assinar um “contrato” para que deixasse seu direito de governa para outra pessoa ou órgão, nesse caso ao Estado. Difundiu essa ideia nos livros Sobre o cidadão e em Leviatã.
Nesse segundo livro ele diz que o estado é como um monstro criado pelo próprio homem.
John Locke
Inglês
1632-1704
Pensamento abordado: Empirismo
O empirismo pregado por Locke defendia a ideia das Ideias Inatas. Como ele dizia a mente humana era como uma tábula rasa, ou seja, um plano em branco, não continha nada escrito, por tanto se pode concluir que o ser humano não tem nenhuma “ideia” antes de ter as experiências.
John acreditava que nossos “Instintos” vinham através de nossas primeiras experiências com base nos sentidos, das sensações. E que esses instintos seriam moldados através das características do que vou analisado.
Este filósofo também defendia a ideia de que a sociedade politica servia para garantir os diretos naturais, criando assim a ideia do Estado Liberal. Nessa forma de politica o Estado deve policiar as relações entre as pessoas e agir com juiz nos conflitos que surgirem.
René Descartes
Frances
1596-1650
Pensamento abordado: Racionalismo
Descartes falava que as