histologia animal
Nº:
Ano:
Professora:
Sumário
Introdução
Tecidos epiteliais
Tecidos conjuntivos Tecido sanguíneo
Tecidos musculares Tecido nervoso
Conclusão
Bibliografia
introdução
A Histologia é a área da Biologia responsável pelo estudo dos tecidos: conjuntos de células que apresentam interdependência estrutural e funcional, desempenhando funções específicas no organismo. Os órgãos são formados pelo agrupamento de tecidos, e o conjunto destes formam sistemas.
Todos os indivíduos que possuem tecidos são multicelulares, mas não o contrário. Assim, de todos os seres vivos, somente alguns animais e plantas possuem essas estruturas.
Nessa seção você encontrará textos sobre os tecidos animais. Cada um deles varia quanto à disposição e morfologia de suas células, origem embrionária, presença de vasos e função.
1. Tecidos epiteliais
Também chamado de epitélio, o tecido epitelial tem como funções básicas o revestimento externo e das cavidades internas, proteção contra: desidratação, contágio bacteriano, fúngico e viral, regulação térmica, absorção de nutrientes e oxigênio.
Dependendo da especificidade epitelial, é possível classificar os tipos e estabelecer correlações funcionais.Quanto à sua visão geral, podem ser:
1.1. Tecidos epiteliais estratificados ;Tecido pluriestratificado (formado por duas ou mais camadas de células), com morfologia achatada, pode conter na superfície apical uma camada delgada de queratina que auxilia a retenção de água no organismo. Esse tecido forma o maior órgão do corpo, a pele.
1.2. Tecidos epiteliais pseudoestratificados Formado por uma única camada de células com alturas diferentes, dispostas de forma desorganizada, dando a impressão de duas camadas. É comum na cavidade nasal, traqueia e brônquios, onde associadas a estruturas anexas (cílios e