Resumo saude publica
Introdução 1 Determinantes de Saúde Relacionados com o Estilo de Vida 2 Conclusão 4 Bibliografia 5
Introdução
Os determinantes de saúde relacionados com o estilo de vida, são definidos como sendo todos os factores que causam ou são o motivo para algo acontecer, tendo em conta, o estilo de vida que cada indivíduo leva.
O estilo de vida tem uma prestação fundamental na saúde, influenciando hábitos que podem ser denominados saudáveis ou não, dependendo das suas consequências finais. E é nessa área que intervém o Programa Nacional de Intervenção Integrada sobre Determinantes da Saúde Relacionados com os Estilos de Vida, que visa a diminuição das doenças crónicas não transmissíveis, cujo principal factor de risco se prende com os estilos de vida.
O tabagismo, erros alimentares, o consumo excessivo de álcool, a inactividade física e a má gestão do stress são factores considerados predisponentes ao aparecimento de doenças crónicas não transmissíveis, tais como doenças cardiovasculares, doenças neoplásticas, diabetes mellitus tipo 2, obesidade, osteoporose, depressão e doenças respiratórias crónicas.
Determinantes de Saúde Relacionados com o Estilo de Vida
As doenças crónicas não transmissíveis são hoje a principal causa de morbilidade e mortalidade na Sociedade Portuguesa, tendo uma forte expressão nos gastos em saúde. Estas doenças têm factores predisponentes comuns ligados aos estilos de vida, em determinados comportamentos chamados determinantes da saúde.
Intervir nestes determinantes é de fulcral importância no combate à prevalência das doenças crónicas não transmissíveis.
É nesta perspectiva, que o Ministério da Educação lançou o Programa Nacional de Intervenção Integrada sobre Determinantes de Saúde relacionadas com o Estilo de Vida. Este programa aborda e define os factores de risco das doenças não transmissíveis – consumo de tabaco, alimentação, ingestão excessiva de álcool, actividade física inexistente e deficiente gestão do