resumo da historia da saude publica no Brasil
Após assistir o filme o filme da História da Saúde Pública no Brasil,pude constatar que praticamente não existia saúde na época do Brasil colônia.A saúde que era praticada eram por pajés com suas ervas que curavam os boticários e os padres jesuíta que acolhiam os doentes e feridos para as igrejas e casas de misericórdias.vir no filmes que por falta de saneamento básico houve surgimento de varias doença que acabou cominando em epidemias, como varíola, malaria,febre amarela, e outras.
Neste período ainda não tinha sido criada nenhuma medida sanitária, porem no governo de Rodrigues Alves, foi nomeado o primeiro sanitarista Oswaldo Cruz para ser chefe que logo depois, levantou uma campanha de vacinação desastrosa que forçada as pessoas serem vacinada a força. O que a população a uma revolta geral por todas as classes, esta então ficou conhecida como “ A Revolta da Vacina “.
Em seguida com o descontentamento do povo Oswaldo foi afastado, e, nomearam o medico e pesquisador Carlos Chagas que contribuiu muito para o progresso da saúde do Brasil. Já no de 1808 foi criada duas escolas de saúde publica no Brasil; A Escola de Medicina Colégio Medica do Real Hospital Militar de Salvador, Escola Cirúrgica do Rio de Janeiro, por da chegada da família Imperial no Brasil.
No ano de 1923, começou serem criadas as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CPAS) através da Lei Eloi Chaves. Com a criação das CAPS, essas instituições eram mantidas pelas empresas que ofereciam benefícios aos seus funcionários. A União não participava das caixas, a primeira caixas a criada foi a dos ferroviários, que ofereciam benefícios, assistência medica, preços especiais em medicamentos, aos funcionários e seus familiares, porem essas caixas só valiam para funcionários da área urbana.
Já em 1930 com a Revolução de Getulio Vargas, foi criados os Ministérios da Educação e Saúde, as CAPS, foram substituídas pelo IAPS Instituto de